quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O fim de uma missão, mas ainda não é o adeus definitivo

É o adeus. A missão do robô submarino Luso terminou esta semana nos Açores mais cedo do que o previsto, por causa do mau tempo.
Estava programado que o Luso mergulharia nalguns bancos submarinos ao largo do arquipélago, como o Condor, para se fazer investigação para o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores. Vagas muito altas impediram esta parte da missão.
Os últimos mergulhos ocorreram no canal de São Jorge. Foram viagens ao fundo do mar essencialmente de reconhecimento geológico. Pelas câmaras do Luso, que transmitiam as imagens para bordo do navio "Almirante Gago Coutinho", viu-se também alguma vida. Mas não muita.
O navio já vem a caminho de Lisboa e traz consigo o robô, que pertence à Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, grupo criado pelo Ministério da Defesa.
É o adeus definitivo a este blogue? Ainda não. Há pequenas histórias da missão que ficaram por contar do tempo em que estivémos no navio: houve uma professora a bordo; houve um certo peixe muito destemido, cara a cara com o robô...

3 comentários:

Blue Eyes Lady disse...

Ai Teresinha... ainda há tanto por contar!

Um beijinho para ti e parabens pelo excelente trabalho que tens feito :)

Vegeta disse...

Aguardo com alguma curiosidade o que tens para contar : )

Foram, de facto, dias fantásticos!

Teresa Firmino disse...

:-)
Teresa Firmino