sábado, 17 de outubro de 2009

O primeiro mergulho totalmente português nas fontes hidrotermais

A 1700 metros de profundidade, o Lucky Strike foi visitado pela primeira missão totalmente portuguesa às fontes hidrotermais. Início: quase cinco horas da tarde de quinta-feira. Fim: passava das três da madrugada de sexta-feira. O ROV Luso passeou-se pelo fundo do Lucky Strike e andou à procura das fontes hidrotermais e das suas chaminés “fumegantes” com água, sais e metais. Encontrou sete fontes, incluindo a Torre Eiffel, uma coluna com 20 metros de altura, pejada de mexilhões. Pode ler-se mais na edição de hoje do jornal “Público”.
Ontem, voltámos ao Menez Gwen. O ROV entrou na água ao final da tarde e ainda desceu os cerca de 800 metros até ao campo. Voou perto do chão e chegou a deparar-se com uma zona hidrotermal difusa – o Menez Gwen 2 –, com os famosos mexilhões presentes nestes ambientes. Só que vários problemas técnicos levaram ao fim do mergulho. Primeiro, o ROV tinha um dos propulsores verticais avariados, depois um dos seus braços não respondia aos comandos enviados a bordo do navio. Voltou para bordo, ainda andaram de roda dele a tentar reparar os problemas. Mas o mergulho não pôde ser retomado.
É o fim desta parte da missão. O navio “Almirante Gago Coutinho” está agora de regresso à Terceira e, a partir daí, a missão oceanográfica andará perto das ilhas açorianas. Para nós, será altura de desembarcar (embora algumas histórias possam contar-se depois no Azul Profundo).

3 comentários:

Carlos Faria disse...

Já lera parte da notícia no Campanha Oeanográfica, mas é sempre um prazer ler mais sobre esta expedição

Unknown disse...

Quem é esse barbudo?

Isso não parece trabalho, parece farra.

Um beijinho

Rosa

Ágata disse...

O “barbudo” é o Rui Gomes (piloto de ROV e Eng.º Electrotécnico) . E não é uma farra – é uma grande farra - bem merecida depois de um mergulho de 10 horas bem sucedido em concentração e stress. E estas farras garanto que sabem muito, muito bem...