quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Lucky Strike tem chaminés com nomes portugueses




Adeus Menez Gwen. Passámos o dia de ontem às voltas, com o navio de um lado para o outro, à espera que as condições do mar melhorassem. Em vão. Avançámos durante esta noite para sul, para o campo hidrotermal Lucky Strike, à procura de uma aberta no mar. Parece que é desta vez que o ROV vai mergulhar num campo hidrotermal. Acabaram de aprontá-lo agora.
O Lucky Strike foi o primeiro campo descoberto em águas portuguesas, em 1992, a 180 milhas naúticas a Sudoeste do Faial, por uma equipa norte-americana. Numa dragagem ao fundo do mar, apanharam um bocado de uma chaminé.
Fica a cerca de 1700 metros de profundidade, numa zona com três pequenos vulcões a rodear um lago de lava arrefecida. É à volta desse lago que estão as chaminés hidrotermais (assinaladas no mapa batimétrico com triângulos). Lançam fluido negro, carregado de metais, que chega a ultrapassar os 330 graus Celsius.
Uma chaminé chama-se Torre Eiffel, outra Tony Blair. Outras têm nomes portugueses. Alguém os consegue adivinhar?

2 comentários:

Carlos Faria disse...

julgo que uma se chama mário soares, mas não estou seguro disso. Continuo a gostar de ver as imagens tridimensionais para compreender melhor as estruturas geológicas do local

HP disse...

Para além da Mário Soares (ws) temos:
- Bairro Alto (bs)
- Catedral (bs)
- Flores (bs)
- Isabel (ws)
- Nuno (bs)
- Pico (bs)
- Sintra (bs)
e
- Timor (bs)

bs - Black smoker
ws - White smoker