sábado, 10 de outubro de 2009

Em busca das fontes hidrotermais dos Açores



Estamos atracados em Ponta Delgada, onde chegámos esta manhã. O mau tempo aproxima-se do arquipélago açoriano, pelo que o navio onde estamos a bordo, o “Almirante Gago Coutinho” (na imagem, na altura atracado na ilha Terceira), procurou abrigo durante este fim-de-semana. A campanha oceanográfica continua para a semana.
Depois dos mergulhos nas Furnas de Fora, na bacia Hirondelle e no Banco D. João de Castro, todos nas redondezas das ilhas Terceira e São Miguel, a missão com robô submarino Luso seguirá para as fontes hidrotermais em profundidade, perto da Dorsal Médio-Atlântica.
Se não surgirem mais contratempos, Menez Gwen e Lucky Strike serão os campos hidrotermais a visitar pelo Luso, estacionado na popa do navio, à espera do próximo mergulho.
Tenciona-se também ir a Menez Hom, à procura das distintivas chaminés das fontes hidrotermais: embora não tenham sido aí ainda encontradas, os cientistas suspeitam da sua existência na zona. Excesso de metano na coluna de água, um dos gases libertados nas fontes hidrotermais, é um dos indicadores. Veremos se desta campanha oceanográfica resulta a descoberta de um novo campo hidrotermal na zona dos Açores.

Sem comentários: