quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Nuno, o Pequeno Fumador



Voltei a Lisboa, ao jornal e à rotina. Mas a missão do robô português continua nos Açores, agora mais perto das ilhas, pelo que este blogue continuará a tentar acompanhá-la.
Houve quem aceitasse o desafio lançado há uns tempos no Azul Profundo, no “post” “Lucky Strike tem chaminés com nomes portugueses”. Nos comentários ao “post”, Hélder Pereira respondeu que, naquele campo hidrotermal, encontram-se nomes como Bairro Alto, Flores, Sintra, Mário Soares ou Nuno. É verdade.
Aliás, a chaminé Nuno tem uma história. Nuno Lourenço (na foto) visitou o Lucky Strike, em 1994, a bordo do submersível francês “Nautile”. Portanto, nessa missão francesa viu directamente este campo, a 1700 metros de profundidade, pelas janelas do “Nautile”, que é tripulado. Uma das chaminés deitava poucos fluidos e, como o geólogo estava a tentar deixar de fumar, alguém decidiu chamar-lhe Nuno, o Pequeno Fumador.
O investigador esteve agora de regresso ao Lucky Strike, a chefiar a missão do Luso, pilotado à distância e que transmite as imagens captadas no fundo do mar para bordo do navio “Almirante Gago Coutinho”. Terá tido a tentação de levar o Luso a visitar a “sua” fonte?

Sem comentários: