quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Criado o Passaporte do Mar


Foi lançado o Passaporte do Mar, que permitirá o acesso gratuito a uma série de museus em quatro datas comemorativas dos oceanos em Portugal. Uma dessas datas, o Dia Nacional do Mar, comemorada a 16 de Novembro, é ainda assinalada com o lançamento de outras actividades pela Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (Emam), do Ministério da Defesa Nacional.
Com o mesmo formato do que os passaportes que nos permitem viajar, o Passaporte do Mar pode ser pedido através do “site” da Emam (http://www.emam.com.pt). Com este passaporte na mão, de cor azul, os visitantes terão ainda entrada livre em vários museus no Dia Europeu do Mar (20 de Maio), no Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho) e no Dia Mundial do Mar (25 de Setembro). A lista de museus ligados ao mar encontra-se em preparação, adianta Teresa Rafael, da Emam.
A régua Peixe Certo, outra das iniciativas, irá ficar disponível nos locais de venda de peixe fresco. “Vai permitir aos consumidores ver se o peixe está dentro dos tamanhos mínimos de captura”, diz Teresa Rafael, acrescentando que nos locais de venda de peixe a régua será acompanhada de informação sobre o estatuto de conservação das espécies e as suas propriedades nutritivas. “A ideia é divulgar a régua em massa.”
E, para quem quiser pôr em prática as suas habilidades literárias, a Emam lança o concurso “Um Mar de Contos”. Destinado a jovens entre os 12 e os 17 anos, o concurso, aberto até ao próximo dia 12 de Fevereiro, tem como tema genérico o regresso de Portugal ao mar.

Notícia publicada no "Público" no Dia Nacional do Mar

Sem comentários: