terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Uma casa nova para o DOP



O Departamento de Oceanografia e Pescas (DOP) da Universidade dos Açores, na cidade da Horta, Faial, tem uma casa nova (na imagem).
Agora no antigo hospital Walter Bensaúde, as novas instalações do DOP foram inauguradas a 8 de Janeiro e envolveram um investimento de 6,2 milhões de euros. Vão albergar cerca de uma centena de pessoas, incluindo 28 doutorandos, a trabalhar em vários projectos de investigação do mar.
“É um salto qualitativo muito importante, temos uma grande expectativa”, declarou o director do DOP, o etólogo marinho Ricardo Serrão Santos, citado pela agência Lusa, acrescentando que esta mudança permitirá uma aposta maior no ensino e na pós-graduação. “Há mais de 20 anos que estamos a trabalhar em instalações provisórias, com laboratórios que funcionam em pré-fabricados.”
Na inauguração, o ministro da Ciência, José Mariano Gago, aproveitou para anunciar o lançamento de um projecto nacional de ciências do mar profundo, especialmente vocacionado para a investigação dos recursos biológicos e minerais.
“O potencial das profundezas é tal que justifica um programa específico desta natureza”, disse Mariano Gago, citado também pela Lusa. Para o ministro, este programa será um primeiro passo para que o país aproveite os recursos biológicos e minerais que estão escondidos nas profundezas do Atlântico.
Pormenores sobre o programa não foram, no entanto, ainda adiantados. Que dinheiro terá? Por quanto tempo? Ou quando começa?

Sem comentários: