domingo, 15 de novembro de 2009

O robô submarino Luso vai estar perto de si

A notícia publicada na edição de papel do "Público", de sábado, numa versão mais longa:

Costuma estar longe dos olhares do público, ora no mar, a bordo de um navio, ora na sede da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), em Paço de Arcos, perto de Lisboa. Nos próximos dias, no entanto, o robô submarino Luso pode estar bem perto de si: é a estrela de um evento destinado ao público, no novo cais da sardinha do porto de Peniche.
Quem quiser ir até lá, entre sábado, domingo e segunda-feira (que é o Dia Nacional do Mar), a partir das 10h da manhã, pode acompanhar a equipa de pilotos do Luso e ver todas as suas operações, desde o lançamento à água a partir do cais, o mergulho naquela zona e a recuperação. Poderá ainda observar-se em tempo real as imagens que vão sendo captadas do fundo do mar pelo robô, ver filmes do oceano profundo na zona dos Açores ou utilizar um simulador de voo para conhecer os fundos oceânicos portugueses.
Neste evento de demonstração do Luso, comprado por Portugal em 2008 e que desce aos 6000 metros de profundidade, o público poderá ainda manipular um veículo operado remotamente (ROV) em miniatura, o Lusito, que mergulha até aos 70 metros. Haverá ainda tendas onde os visitantes poderão ficar a saber mais sobre o projecto de extensão da plataforma continental, que permitirá a Portugal reclamar jurisdição sobre o fundo do mar para lá das 200 milhas náuticas, e em que o Luso está a ser utilizado pela EMEPC. Ou sobre o Kit do Mar, projecto educativo destinado a sensibilizar os alunos do 2º e 3º ciclos para as ciências do mar.

Sem comentários: