segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Livro sobre alterações climáticas em Portugal



Também tem a ver com o mar, por isso aqui vai um pouco de auto-promoção: "Portugal a Quente e Frio" (Livros D'Hoje) é o primeiro livro de divulgação científica dedicado especificamente às alterações climáticas no nosso país. Podem ficar a saber-se quais são os efeitos já visíveis das mudanças do clima em Portugal e o que os cientistas pensam que acontecerá daqui até 2080, em diversas áreas - desde o próprio clima (a chuva e temperaturas) até aos recursos hídricos, saúde, agricultura, costa, o turismo ou biodiversidade.
O oceano aparece referido de forma amiúde: fala-se da subida do nível do mar e do aumento da temperatura da água na costa portuguesa, da erosão costeira, das pescas ou de como o próprio oceano funciona como moderador do clima da Terra. O anticiclone dos Açores e o seu papel num fenómeno chamado Oscilação do Atlântico Norte é exemplo dessa relação que afecta desde o tempo que faz na Europa até às correntes oceânicas e as suas implicações na fauna marinha.
Exemplos? O peixe-porco, que é tropical, já assentou arraiais na costa portuguesa e há muita gente a comê-lo. A solha-das-pedras, que gosta de águas não muito quentes, está a desaparecer do estuário do Tejo. Como as águas do estuário têm vindo a aquecer, o lugar da solha está a ser ocupado pela dourada e pelo sargo-do-senegal.
Há muitos outros exemplos - para o mar e não só.

PS: eu e a Filomena Naves conhecemo-nos há mais de 15 anos, mas, como sempre trabalhámos em jornais diferentes, eu no "Público", ela no "Diário de Notícias", nunca tínhamos escrito nada em conjunto antes. Esta foi a nossa primeira aventura no mundo dos livros, uma bela aventura a quatro mãos.

Sem comentários: